JARDIM CUIDADO: uma metáfora para o casamento!
O jardim é belo quando composto por plantas e flores de todas as espécies de texturas, aromas e cores distintas. Um jardim composto por apenas uma planta se mostra pobre, pois as diferenças são necessárias para enriquecer o jardim.
Da mesma forma, o casamento é belo pela composição de ambos os cônjuges, que têm sonhos, gostos, ritmos, atitudes, personalidades e identidades diferentes. A aceitação das diferenças enriquecerá os diálogos e a convivência. Não tem graça se apenas um dos cônjuges for o protagonista e/ou o responsável pelo casamento.
O sentido da vida à dois está na parceria, em que ambos se ocupam no cuidado diário do casamento, regando sentimentos, promovendo o calor do aconchego e o espaço para o crescimento. Assim serão habilidosos "jardineiros", que entendem que um belo jardim precisa de cuidado diário, em que se deve promover água, ar e calor na medida certa, de forma regular e contínua.
Extraindo da metáfora do jardim, seguem algumas dicas para cônjuges que desejam transformar seu casamento em um lindo "jardim cuidado":
Cuidando do jardim: Sair do jardim anterior, para que possa construir e usufruir do jardim particular. Cuidando do casamento: Sair da casa dos pais, para que os cônjuges possam se tornar um casal e experimentar o sentido do casamento.
Cuidando do jardim: Transformar o lixão, para que o terreno se transforme em um lindo jardim florido. Cuidando do casamento: Exercitar pedir perdão e perdoar, para que o casamento se transforme em um ambiente de alegria e não um lugar insuportável.
Cuidando do jardim: Limpar os canteiros de ervas venenosas, para liberar espaço para a plantação de ervas que curam. Cuidando do casamento: Abandonar posturas narcisistas, toxicas e abusivas, para liberar a implementação de atitudes pró-ativas de amabilidade, compaixão e solidariedade.
Cuidando do jardim: Retirar o capim, para que as flores e os frutos escondidos apareçam. Cuidando do casamento: Dispor-se ao diálogo, retirando os ruídos comunicacionais, para que, por meio da escuta empática e da fala assertiva, ambos possam revelar-se um para o outro, construindo uma intimidade cada vez mais profunda.
Cuidando do jardim: Eliminar os cupinzeiros, para evitar a deterioração do jardim. Cuidando do casamento: Prestar atenção às solicitações, para que diminuam os desgastes, frustrações e decepções que ameaçam a vontade de permanecer junto.
Cuidando do jardim: Vigiar os buracos na cerca, para manter longe os invasores. Cuidando do casamento: Vigiar as tentações, para manter longe as intromissões extraconjugais, para que haja compromisso com o sistema conjugal e a fidelidade seja a base da confiança.
Cuidando do jardim: Nutrir a grama ressequida, para que a grama do seu jardim se torne a grama mais verde e viçosa da cidade. Cuidando do casamento: Nutrir os sentimentos, para que a unidade conjugal seja vibrante e o melhor lugar para se estar.
Cuidando do jardim: Semear boas sementes, para que os bons frutos apareçam. Cuidando do casamento: Semear valorização, afeto, bondade e respeito, para que ambos experimentem o valor e o amor no casamento.
Cuidando do jardim: Acolher a diversidade, para que haja um jardim cheio de flores, frutos, temperos, chás e ervas aromáticas e medicinais. Cuidando do casamento: Aceitar e acolher as diferenças, para que haja um casamento cheio de alegrias e suprimentos.
Cuidando do jardim: Harmonizar as flores e as árvores, para que não falte a alegria do colorido, nem o refrescar de uma sombra. Cuidando do casamento: Harmonizar os estilos e expectativas diferentes de ambos, para que possam ser quem são e, dessa forma, ambos possam contribuir para o enriquecimento do casamento e usufruir da companhia um do outro.
Cuidando do jardim: Aprender a tocar as plantas e sementes, para que não murchem e percam seu potencial. Cuidando do casamento: Harmonizar a vivência da intimidade sexual, para que os cônjuges não percam, em propostas aversivas de uma sexualidade objetal, a harmonia e a alegria relacional da sexualidade.
Cuidando do jardim: Manter a fonte no jardim, para que nunca falte a água para regar o jardim. Cuidando do casamento: Beber da fonte do amor de Deus, para que nunca falte a água (o amor) para a manutenção do casamento.
Cuidando do jardim: Aprender a regar na medida certa, para que as plantas cresçam, floresçam e frutifiquem. Cuidando do casamento: Aprender um sobre o outro, para que ambos tenham espaço para crescer e desenvolver.
Cuidando do jardim: Aprender a enfrentar as tempestades e estiagens, porque, assim como para qualquer jardim, em algum momento, inevitavelmente, visitarão também o seu jardim. Cuidando do casamento: Aprender a enfrentar e resolver as crises, porque assim como em qualquer casamento, em algum momento, inevitavelmente, surgirão também em seu casamento.
Cuidando do jardim: Buscar informação e ajuda, para aprender e/ou recuperar as habilidades de bons jardineiros. Cuidando do casamento: Buscar informação e ajuda, para aprender e/ou recuperar as habilidades de bons cônjuges, buscando perceber ângulos não vistos e, assim possam seguir crescendo juntos, como casal.